Ligar-se a nós

Politica

Ministra das Finanças pede desculpas aos angolanos pelos desvios na AGT

Publicado

em

A ministra das Finanças pediu esta quinta-feira, 20, desculpas aos contribuintes e aos angolanos pelos actos lesivos praticados por gestores públicos, garantindo que os culpados vão ser responsabilizados e que o governo continua “implacável” contra a corrupção.

Vera Daves assegurou, respondendo às preocupações dos deputados sobre alegadas práticas ilícitas de gestores públicos, durante a discussão e votação do relatório de execução do Orçamento Geral do Estado (OGE), do terceiro trimestre de 2024, na Assembleia Nacional “que o governo vai continuar a trabalhar para reforçar internamente as instituições e detectar o mais rapidamente possível estas práticas, também com a moralização dos agentes públicos” afirmando que se pretende seguir, denunciando todas as práticas irregulares como sinal de que o executivo permanece implacável contra actos de corrupção e peculato.

A governante assegurou igualmente que o governo “segue comprometido com a responsabilização administrativa, civil e criminal dos gestores e funcionários públicos envolvidos em actos ilícitos com reforço contínuo dos instrumentos e políticas de controlo interno”.

De recordar que funcionários seniores da Administração Geral Tributária (AGT), órgão tutelado pelo Ministério das Finanças, foram detidos recentemente por alegado envolvimento num esquema fraudulento de reembolsos de IVA envolvendo um desvio de 7 mil milhões de kwanzas.

Continuar a ler
1 Comentário

1 Comentário

  1. Nascimento Jungo Bonde

    21/02/2025 em 8:12 pm

    As desculpas deveriam vir do Presidente da República, depois da exoneração da Ministra à seu pedido. No entanto, a ministra com esse seu pedido de desculpas, deu mostras de que não está nada sensível aos problemas de corrupção instalada no ministério sob sua tutela. É lamentável, que nossos dirigentes ante todos esses escândalos, ainda se sintam intangíveis e sem culpa, ainda que seja moral.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD