Economia
Medicamentos, anabolizantes e calçados lideram lista de produtos falsificados em Angola
Medicamentos, anabolizantes e calçados, que entram no país por via terrestre, marítima e aérea, estão entre os produtos mais falsificados nos últimos anos, alertou a Administração Geral Tributária (AGT).
Segundo a AGT, a entrada de produtos contrafeitos compromete a arrecadação fiscal e cria concorrência desleal para empresas que atuam dentro da lei.
A AGT, diz que o aumento da falsificação está, em parte, ligado às vulnerabilidades nas rotas de importação. Produtos que entram por fronteiras terrestres e portos muitas vezes escapam à inspeção, o que facilita a circulação de itens ilegais no mercado.
A contrafacção não é um fenómeno exclusivo de Angola. Países de todo o mundo enfrentam desafios semelhantes, especialmente aqueles onde a fiscalização e a regulação ainda precisam de reforço. Além da perda de receita, o Estado encara o desafio de proteger consumidores e empresas legítimas.
Para conter o problema, as autoridades prometem intensificar as ações de fiscalização e lançar campanhas de sensibilização, alertando a população sobre os riscos associados aos produtos falsificados.
