Economia
Mais de nove mil jovem envolvidos no agro-negócio
Nove mil e 450 jovens de todas as províncias do país vão estar envolvidos em actividade ligadas ao agronegócio a na presente campanha agrícola.
A garantia foi dada este fim-de-semana pelo Director Geral do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), Felismino da Costa, no município do Cachiungo, no final da primeira feira agrícola daquele município da província do Huambo.
Trata-se de um projecto que prevê que cada província selecione 450 jovens, através dos Governos provinciais, que de acordo com a Agência Angola Press, devem também identificar terrenos para o fomento da agricultura.
O objectivo é alargar as áreas de cultivo e garantir a segurança alimentar a todos os angolanos.
O Felismino da Costa disse ainda que a instituição que dirige está comprometida em dar formação técnico-profissional aos jovens, de modo a garantir boas práticas agrícolas, preparação de terras e apoios de sementes, para a consolidação das iniciativas de empreendedorismo juvenil no sector da agricultura.
O Director Geral da IDA defendeu a necessidade de se rejuvenescer o sistema agrícola angolano, promover o desenvolvimento sustentável e combater a pobreza nas comunidades.
Em termos de espaço de actuação, Felismino da Costa disse que devem estar disponíveis 90 mil hectares de terra agrícola, pelo que cada jovem deve receber 25 para o desenvolvimento da actividades do campo em todo o país.
