Ligar-se a nós

África

Madagáscar: coronel do Exército empossado como presidente após golpe militar

Publicado

em

O coronel do Exército Michael Randrianirina, que tomou o poder em um golpe militar no Madagáscar, foi empossado hoje, 17, como o novo líder do país.

Este empossamento ocorre após uma tomada de poder rápida que derrubou o presidente Andry Rajoelina, situação que o fez fugir do país para esconder-se no estrangeiro.

A cerimónia decorre na câmara principal da Alta Corte Constitucional do país e na frente de seus nove juízes vestidos de vermelho, onde o coronel Michael Randrianirina, comandante de uma unidade de elite do exército, fez o juramento de posse para se tornar o novo presidente.

Esta ascensão à presidência ocorreu apenas três dias depois de anunciar que as forças armadas estavam tomando o poder na extensa ilha do Oceano Índico de cerca de 30 milhões de pessoas na costa leste da África.

Em coordenação com a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), que conforme o Correio da Kianda noticiou anteriormente, vai enviar uma delegação de anciãos à República de Madagáscar, a Comissão da União Africana (CUA) também enviará membros do Painel de Sábios e um Enviado Especial a Antananarivo nos próximos dias.

A informação consta de um comunicado emitido esta quinta-feira, 16, em que a organização informa que tal decisão foi tomada após reuniões do Conselho de Paz e Segurança da União Africana (CPS), realizadas em 14 e 15 de Outubro de 2025.

De acordo com a nota, “esses compromissos diplomáticos liderados pela UA visam apoiar o lançamento de um diálogo e consultas nacionais inclusivos, de propriedade malgaxe e liderados por civis, propícios à restauração da estabilidade, ao fortalecimento da coesão social e à manutenção da governança constitucional”.

Entretanto, o paradeiro do presidente Andry Rajoelina é desconhecido depois que deixou o país, alegando que sua vida estava em perigo após a rebelião de soldados leais a Randrianirina.

De acordo com informações apuradas pela Rádio Correio da Kianda, Rajoelina teria escapado em um avião militar francês. Após sua ausência, Rajoelina sofreu impeachment em uma votação no parlamento na terça-feira, pouco antes de o coronel anunciar que os militares estavam tomando o poder.

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD