África
Lesoto declara estado de calamidade após tarifas de Trump. EUA emitem nova lista com países taxados
Face às tarifas anunciadas pelo Presidente norte-americano, Donald Trump, o Lesoto declarou estado de calamidade nacional até Junho de 2027 devido às altas taxas de desemprego, particularmente o juvenil, numa conjuntura de incerteza, informou esta quarta-feira, 09, a BBC.
A declaração, em conformidade com a Lei de Gestão de Calamidades do país, permite ao Estado tomar todas as medidas necessárias para minimizar os efeitos das catástrofes, dentre outras.
O vice-primeiro-ministro Nthomeng Majara disse que o estado de calamidade ficará em vigor até 30 de Junho de 2027. O desemprego no Lesoto é de 30%, mas para os jovens a taxa é de quase 50%, de acordo com dados oficiais.
Incrustado no território da África do Sul, o Lesoto foi tarifado por Trump em 50% – em Abril, embora estas tenham sido suspensas desde então.
Nesta quarta-feira, o presidente dos Estados Unidos emitiu novas cartas sobre tarifas para seis países, incluindo Argélia, Brunei, Iraque, Líbia, Moldávia e Filipinas.
As cartas pedem tarifas de 30% para a Argélia, 25% para Brunei, 30% para o Iraque, 30% para a Líbia, 25% para a Moldávia e 25% para as Filipinas.