Ligar-se a nós

Economia

Investimento Directo Estrangeiro regista quebra de mais de 44%

Publicado

em

O Investimento Directo Estrangeiro (IDE) registou uma quebra de mais de 44%, atingindo assim o valor mais baixo dos últimos 12 trimestres, de acordo com informações apuradas pela Rádio Correio da Kianda.

O Investimento Directo Estrangeiro abrandou na casa dos 2 mil milhões de dólares no segundo trimestre de 2025, ao totalizar 1,517 mil milhões de dólares, assinalando um recuo de 44,41% em relação aos 2,729 mil milhões captados no primeiro trimestre.

A queda generalizada no sector petrolífero e não petrolífero, são apontados como os motivos do enfraquecimento dos números do segundo trimestre que recuaram também de forma significativa, face ao período homólogo de 40%, visto que o saldo na altura se fixou nos 2,532 mil milhões de dólares.

O economista José Lumbo disse hoje, à Rádio Correio da Kianda, que a baixa registada no investimento directo estrangeiro pode ter sido afectada pelas variáveis macroeconómicas onde a taxa de juro de 19% e de inflação de 18.88% com uma tendência decrescente, bem como sobretudo o crescimento registado nos últimos tempos da taxa de câmbio.

O economista explica por outro lado que os potenciais agentes económicos estrangeiros, antes do investimento levam a cabo uma análise de todas as variáveis, sobretudo a taxa de câmbio, tendo em conta o volume excessivo de importação que o país assinala, sobretudo de bens de primeira necessidade para o funcionamento de uma empresa de facto.

José Lumbo defende face a esta realidade, o fomento da produção interna como fundamental, por formas a que o investidor nacional possa responder as necessidades do mercado, pelo que apela mais uma vez a massificação de concessão de crédito por parte da banca.

Para o especialista, esta redução da percentagem do investimento estrangeiro directo, abre oportunidades para os investidores nacionais, mas alerta por outro lado sobre a necessidade de as autoridades reverem os critérios de mobilidade de capitais para o incentivo do investimento estrangeiro.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD