Ligar-se a nós

Mundo

Interpol desmantela rede internacional de tráfico humano e resgata quase quatro mil vítimas

Publicado

em

A agência de aplicação da lei transfronteiriça Interpol afirma ter prendido mais de 3.700 pessoas como parte de uma repressão global contra traficantes de pessoas e traficantes de migrantes.

Mais de 4.400 potenciais vítimas foram protegidas pela operação, informou a organização na segunda-feira, de acordo com o Africanews.

A Operação Liberterra III ocorreu durante onze dias em Novembro passado, em 119 países e envolveu 14.000 policiais.

A Interpol destacou casos envolvendo sul-americanos e asiáticos na África, dizendo que parece haver uma mudança emergente no tráfico de pessoas que contrasta com os padrões passados de vítimas africanas traficadas no exterior.

“Redes criminosas estão evoluindo, explorando novas rotas, plataformas digitais e populações vulneráveis”, disse o secretário-geral da Interpol, Valdecy Urquiza, em comunicado.

“Identificar esses padrões permite que as autoridades antecipem ameaças, desorganizem redes mais cedo e protejam melhor as vítimas.

Os golpes de tráfico continuam sendo uma preocupação séria, com migrantes interceptados de rotas perigosas ao longo das costas do Senegal, Guiné-Bissau, Marrocos e Argélia, além de redes terrestres no Peru, Brasil e outros países, informou a Interpol.

Vítimas na África frequentemente são recrutadas sob o pretexto de empregos no exterior. Traficantes cobram altas taxas e forçam as vítimas a recrutar amigos e familiares em troca de melhores condições, avançando um modelo de esquema em pirâmide, disse a Interpol.

Autoridades dos países da África Ocidental e Central, incluindo Benin, Burkina Faso, Costa do Marfim, Gana, Senegal e Serra Leoa relataram acções policiais que resgataram mais de 200 vítimas e interromperam “múltiplos polos de recrutamento e exploração.”

Uma repressão ao cibercrime na África em 2025 levou à prisão de 1.209 suspeitos que atingiram 88.000 pessoas.

Na Ásia, as autoridades encontraram 450 trabalhadores em uma única operação em um complexo em Mianmar, informou a Interpol.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD