Economia
Inflação reduz de 40 para 18 por cento em 12 meses em Luanda

A taxa de inflação em Luanda, registou uma redução de 40 para 18 por cento em 12 meses, fruto da estabilidade das reservas internacionais e da taxa de câmbio.
A revelação foi feita esta segunda-feira, 29, pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, em declarações à RNA, que apontou igualmente o conjunto de incentivo e estímulo à produção nacional, como outro facto que contribuiu na redução dos níveis inflacionários no país.
O governante recordou que a economia angolana continua a crescer, mas que no segundo trimestre deste ano, particularmente, verificou-se um recuo no sector petrolífero.
De acordo com José de Lima Massano, o sector não petrolífero está a crescer a um ritmo acima da taxa de crescimento da própria população, olhando para a perspectiva do Produto Interno Bruto (PIB), e da questão do emprego, tendo apontado como exemplo o ano de 2024, onde foram criados cerca de 300 mil empregos no sector formal, “tendo sido considerado o melhor ano neste aspecto”.
A taxa de inflação actual é de 18,88%.