Sociedade
Icolo e Bengo: vacinação contra cancro do útero garante protecção a mais de 46 mil meninas
A campanha de vacinação contra o cancro do colo do útero aberta esta segunda-feira, 27, no município de Catete, província de Icolo e Bengo, prevê atingir mais de 46 mil e 472 meninas dos nove aos 12 anos idade.
Com a duração prevista de 10 dias, a campanha visa prevenir o cancro do colo do útero, causado pelo vírus do papiloma humano (HPV), responsável por cerca de 90% dos casos dessa doença.
A vacinação será feita nos postos fixos pré-definidos a nível dos sete municípios, nas 192 escolas e em todas zonas recônditas da província.
Durante a abertura da presente campanha, a vice-governadora do Icolo e Bengo para área Técnica e Infra-estruturas, Zenilda Mandinga, disse que o momento é crucial para o despertar da atenção a educação sexual feminina em crianças, sublinhando a importância de se adquirir informações sobre a doença.
“É necessário derrubar alguns tabus sobre a sexualidade em mulheres, com realce para as pré-adolescentes, daí a realização desta campanha de vacinação contra o cancro do útero como um sinal de preocupação do governo em atenção a esta faixa etária (9 a 12 anos de idade).
O cancro do colo do útero ou câncer cervical, é uma doença grave que afecta a parte inferior do útero que se abre no órgão reprodutivo feminino, sendo um dos tipos de câncer mais comuns em mulheres.
