Angola que dá certo
Icolo e Bengo: casamento comunitário no Cabiri oficializa união de mais de 100 casais
Pelo menos 105 casais oficializaram a união esta sexta-feira, 12, no âmbito da segunda edição do “Casamento Comunitário”, uma iniciativa da Administração Municipal do Cabiri, na província de Icolo e Bengo, que visa fortalecer as famílias e promover a estabilidade social no seio da comunidade.
O projecto, de acordo com especialistas, reforça o compromisso com a valorização da família enquanto base estruturante da sociedade, proporcionou igualmente para os casais, o tradicional copo-de-água, numa das unidades hoteleiras, que para além dos casais, reuniu familiares, autoridades locais, empresários e parceiros.
Em declarações à imprensa, a Administradora Municipal, Isabel Kudiqueba, destacou o impacto da iniciativa, sublinhando que “famílias organizadas e estruturadas contribuem para o bem-estar colectivo e ajudam o Governo a construir uma sociedade mais equilibrada, responsável e harmoniosa”.
“Estamos a unir famílias, a realizar sonho de muitos casais que encontravam dificuldades de vária ordem. A primeira edição ocorreu na altura em que era administradora de Icolo e Bengo, onde chegamos a gastar pelo menos 4 milhões de kwanzas, mas para esta segunda edição já aqui no Cabiri, todos os custos foram feito pelos próprios empresários e funcionários da administração”, frisou, esclarecendo que o critério de selecção dos casais, passou pela análise de pessoas carentes.
Já Beatriz Francisco de 69 anos de idade, a noiva mais velha, que tem 15 filhos e 55 netos, não escondeu a satisfação de poder oficializar o matrimónio com o seu parceiro.
“Vivo com o meu esposo há 52 anos, e não podemos casar antes por falta de condições, mas o dia finalmente chegou e estou muito feliz”, disse.
O evento contou com o apoio directo dos empresários locais, que, de forma voluntária, disponibilizaram recursos para garantir o sucesso desta acção social de grande impacto comunitário.
Este programa reafirma o empenho das autoridades locais, em promover iniciativas que elevem a dignidade das famílias, reforcem os laços comunitários e contribuam para a construção de um futuro mais promissor para todos.
