Politica
Governo regista défice orçamental no terceiro trimestre deste ano de mais de Kz 360 mil milhões
O Governo angolano registou um défice orçamental de 362,92 mil milhões de kwanzas, resultado da arrecadação de receitas de 5,95 biliões de kwanzas e despesas de 6,30 biliões de kwanzas, no terceiro trimestre deste ano.
Os dados foram hoje, 14, divulgados pela ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, em declarações à imprensa à margem da sessão extraordinária do Conselho de Ministros, orientada pelo Presidente da República, João Lourenço.
Vera Daves de Sousa disse igualmente que apesar do défice global, o período registou um superavit corrente de 0,7 biliões de kwanzas.
De acordo com a governante, o Relatório de Execução do Orçamento Geral do Estado referente ao terceiro trimestre foi aprovado e segue agora para a Assembleia Nacional, no claro cumprimento dos prazos legais.
A ministra das Finanças assinalou ainda que o documento apresenta a actualização do stock da dívida pública, que no final do trimestre se situou em 60,08 biliões de kwanzas, valor que corresponde a 65,87 mil milhões de dólares, considerando igualmente a taxa de câmbio fiscal utilizada.
O Conselho de Ministros apreciou nesta sexta-feira, 14, em sessão extraordinária o relatório de execução do Orçamento Geral do Estado referente ao terceiro trimestre de 2025, documento que representa uma síntese sobre o OGE, reflectida nos balanços orçamental, financeiro, patrimonial e nas demonstrações das variações patrimoniais.
O Conselho de Ministros é o órgão auxiliar do Presidente da República, enquanto Titular do Poder Executivo, na formulação e condução da política geral do país e da administração pública.
