Sociedade
Governo e sindicatos discutem reajuste salarial e promoção de carreiras
O governo reúne-se hoje, segunda-feira, 29, com as centrais sindicais do país, num encontro que visa dar seguimento ao Acordo Trienal resultante das negociações do Caderno Reivindicativo. O ponto central da agenda é a operacionalização do reajuste salarial para o exercício económico de 2026.
O secretário-geral da CG-SILA, Francisco Jacinto, explicou que, além do aumento salarial, o protocolo prevê a atualização de categorias de mais de 50 mil trabalhadores em regime especial. Adicionalmente, cerca de 4 mil funcionários em transição para a reforma condicionada terão as suas categorias revistas.
Por seu turno, a Ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Rodrigues Dias, reiterou a disponibilidade do Executivo para continuar o diálogo com os sindicatos, sublinhando a importância de consensos sobre o aumento salarial da função pública. A ministra assegurou ainda que o Governo trabalhará em conjunto com os parceiros sociais para dar respostas à questão da promoção de carreiras.
O encontro de hoje surge no contexto do compromisso do Governo com o cumprimento das reivindicações sindicais, visando reforçar a valorização dos trabalhadores e a estabilidade na administração pública.
