Desporto
Girabola 2024/2025: Clubes com dificuldades financeiras não farão parte do campeonato
O presidente do Conselho Técnico Desportivo da Federação Angolana de Futebol (FAF), José Neves, alertou que os clubes do Girabola em dívida com jogadores e funcionários da instituição serão reprovados no processo de licenciamento exigido pela Confederação Africana de Futebol (CAF).
José Neves sublinhou que os clubes devem acessar o sistema FIFA Connect com os usuários cadastrados para proceder com o licenciamento, garantindo que suas estruturas organizativas, administrativas, financeiras e legais estejam em conformidade com os requisitos obrigatórios.
O presidente alertou que clubes com défices nessas áreas precisam se organizar rapidamente, pois a aprovação inicial do licenciamento depende da conformidade com esses critérios. Em caso de recurso, a falta de cumprimento pode resultar em reprovação por parte do órgão de apelo.
Dentre as exigências, José Neves mencionou a necessidade de quitar dívidas com atletas e funcionários, a obrigatoriedade de possuir uma equipa de futebol feminino, e a implementação de estruturas adequadas para a realização de jogos. Além disso, destacou a importância da auditoria financeira dos clubes e a apresentação de documentos comprovando a capacidade financeira, para garantir que a participação no campeonato não seja apenas uma aventura, mas uma certeza de sustentação financeira ao longo da temporada.
