Politica
Fundação saúda reconhecimento de Jonas Savimbi como Herói Nacional
A Fundação Jonas Malheiro Savimbi saudou, em nota lida pela porta-voz daquela agremiação, “com grande apreço a histórica e corajosa decisão do Presidente da República”, de reconhecer e condecorar como Heróis Nacionais os três líderes dos movimentos de libertação, nomeadamente, Holden Roberto, Agostinho Neto e Jonas Savimbi.
Helena Sakaita Savimbi ressaltou que este acto reconhece o mérito de cada um desses heróis nacionais e representa um marco fundamental no processo de reconciliação nacional que é um anseio de toda a sociedade angolana.
“A condecoração conjunta dos três líderes, simboliza o desejo de ver materializada uma sociedade inclusiva, tolerante e justa, que promove a união, a solidariedade e o respeito entre os angolanos, superando divisões e reconhecendo o papel de cada um na luta pela independência”, disse.
A Fundação Jonas Malheiro Savimbi saudou ainda o reconhecimento do mérito de Jonas Savimbi, um dos líderes que assinaram o acordo de Alvor, pelo seu desempenho na luta pela independência de Angola.
Helena, referiu que “o legado de Jonas Savimbi fica com este acto formalmente valorizado na história do país, deixando assim para trás mentiras, insinuações, objecções e reservas que injustamente muitos teimam manter”.
A Fundação Jonas Malheiro Savimbi saudou também “todos quantos com espírito de justiça histórica e determinação sempre se manifestaram com firmeza a favor dessa decisão patriótica e renova o seu compromisso de continuar a trabalhar pela paz, união e prosperidade de Angola, num clima de reconciliação e harmonia”.