Economia
“Exportação de abacate para a Europa é um marco para agricultura nacional” – Manuel Nunes
Foi exportado nesta quarta-feira, 25, o primeiro contentor de abacate para a Europa, realizado a partir do Porto do Lobito, em Benguela, através do Corredor do Lobito.
Durante a cerimónia, que reuniu autoridades governamentais, representantes da União Europeia, dentre outros, o Governador Provincial de Benguela destacou a importância da exportação.
“Este marco representa um avanço significativo para a agricultura nacional e reforça a consolidação do Corredor do Lobito como um eixo estratégico de circulação de mercadorias e integração regional em África”, disse.
Manuel Nunes Júnior avançou, igualmente, que a iniciativa resulta da operacionalização da Plataforma Logística da Caála, desenvolvida em parceria com o Reino dos Países Baixos no âmbito da iniciativa global Get Away.
“Esta cooperação internacional fortalece o papel de Angola nos mercados globais e impulsiona a diversificação económica do país”, realçou o governante, destacando ainda que o “projecto constitui igualmente um incentivo à agricultura familiar e empresarial, e promove o aumento da produção interna, a criação de empregos e a ampliação das oportunidades de exportação”.
O primeiro carregamento de abacates certificados saiu do Porto de Lobito com destino ao Roterdão, nos Países Baixos. De acordo com o governador provincial, este é o início de uma nova fase para o Corredor do Lobito.
“O Corredor do Lobito deverá afirmar-se como um verdadeiro corredor de prosperidade para Angola e para a região. A expectativa é que muitos outros contentores sigam o mesmo trajecto, reforçando a posição estratégica do país no comércio internacional”, anunciou.
