Politica
Executivo reconhece importância da indústria publicitária na diversificação económica, diz Nuno Caldas

O Secretário de Estado para Comunicação Social, Nuno Caldas Albino, disse hoje, 10, que o Executivo angolano reconhece a importância da indústria publicitária para o impulso da diversificação da economia.
As declarações foram feitas aquando do seu discurso durante a 4.ª Conferência Nacional sobre Ética e Legislação Publicitária, que decorre no Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR), em Luanda, sob lema “50 anos de Publicidade Ética e Regulamentação ao Serviço da Sociedade e da Economia”.
O governante disse igualmente que por outro lado que “a indústria publicitária conquistou seu espaço e tem contribuído para a estruturação e construção do pensamento social, da formação da consciência e ética da sociedade”.
“Por outro lado, tem contribuído para a construção da formação de consciência e ética da sociedade, mas que não deve ser feita a qualquer preço ou a qualquer custo, mas sim com ética” sinalizou o governante.
Para Nuno Caldas Albino, o lema escolhido induz naturalmente a reflexão do papel da ética e regulação, que desempenham na construção de um mercado sólido, interno e responsável.
O governante disse que a publicidade gera enorme valor para economia, cria empregos, incentiva a concorrência, promove a liberdade de expressão e pode contribuir para a sustentabilidade dos órgãos de comunicação social e outros expedientes excepcionais de comunicação, que existem por conta das novas tecnologias de comunicação.
“Hoje apesar dos constrangimentos que a economia global atravessa, é um sector dinâmico, criativo para o desenvolvimento do nosso país” destacou o Secretário de Estado para Comunicação Social.
A conferência promove a reflexão sobre o papel da publicidade no desenvolvimento económico e social do país, reforçar o compromisso com a ética e a responsabilidade social na comunicação comercial, e debater os desafios e avanços da regulamentação publicitária em Angola, no contexto dos 50 anos da Independência Nacional.
No encontro, estão a ser abordados temas relacionados com a evolução da legislação publicitária, a protecção do consumidor, as boas práticas na comunicação institucional e comercial, bem como a modernização dos instrumentos de regulação do sector.
Com esta iniciativa, o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), reafirma o seu compromisso com a promoção de uma publicidade transparente, ética e orientada para o desenvolvimento sustentável da sociedade e da economia angolana.