Mundo
Europa discute implementação de política migratória mais rigorosa
Alguns dos países da chamada “linha dura”, como França, Polónia, Áustria, Dinamarca e República Checa, foram convocados nesta sexta-feira, 18, pela Alemanha em uma das cimeiras para discutir sobre a política migratória da Europa, com foco no reforço das restrições.
O objectivo do encontro é, em conjunto, dar um impulso importante a uma política migratória europeia mais rigorosa e apresentar uma agenda conjunta para acelerar esta questão na Europa, explicou o anfitrião.
Convocado pelo ministro do Interior alemão, Alexander Dobrindt, contará com a participação dos homólogos de várias capitais europeias e do comissário europeu para as Migrações, Magnus Brunner. O encontro, decorrerá na montanha Zugspitze, no estado da Baviera, sul da Alemanha.
A Alemanha, cujo novo Governo liderado pelo chanceler conservador Friedrich Merz quer estar no centro das soluções europeias para a crise migratória, já tinha anunciado que queria adoptar medidas de rejeição de requerentes de asilo nas fronteiras terrestres.
O combate à imigração é actualmente uma prioridade assumida pelo Governo. No entanto o objectivo da reunião de sexta-feira é combater os traficantes de pessoas e os gangues criminosos, mas a assumir que a meta final é acabar com a imigração ilegal garantiu o ministro do interior.
