Ligar-se a nós

Mundo

EUA e Brasil estão preparados para bons acordos, diz Trump após reunião com Lula

Publicado

em

Após reunião com o Presidente do Brasil, Lula da Silva, este domingo, 26, em Kuala Lumpur, na Malásia, o líder dos Estados Unidos da América, Donald Trump, disse que ambos países estão preparados para realizar bons acordos.

“É uma grande honra estar com o presidente do Brasil. Acredito que seremos capazes de fazer bons acordos para os dois países. Nós sempre tivemos boas relações. Acredito que isso vai continuar”, declarou Trump, numa publicação feita pela Casa Branca.

A reunião entre os chefes de Estado teve como ponto alto as tarifas e sanções impostas por Washington a sectores da economia brasileira. No passado mês de Julho, o Governo Trump anunciou uma taxação de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados para os EUA.

Na sequência, ministros do governo brasileiro e do Supremo Tribunal Federal (STF) daquele país também foram alvo da revogação de vistos de viagem e outras sanções pela administração norte-americana.

Por sua vez, Lula da Silva, que anunciou recentemente que vai concorrer a um quarto mandato nas eleições de 2026, celebrou o encontro com o presidente Trump, classificando o diálogo como “uma reunião que parecia impossível”, citou hoje a imprensa brasileira.

“O presidente Trump teve que viajar 22 horas dos Estados Unidos para a Malásia e eu viajar 22 horas do Brasil para a Malásia, e nós conseguimos fazer uma reunião que parecia impossível nos Estados Unidos e no Brasil, aqui na Malásia. Portanto, eu sou agradecido”, disse Lula, durante discurso na 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático – ASEAN, que decorre de 26 a 28 de Outubro.

Agora, segundo a Agência Brasil, “a diplomacia norte-americana foi autorizada por Trump a iniciar as negociações com o governo brasileiro”.

A ASEAN é composta por Brunei, Camboja, Cingapura, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Tailândia, Vietnã, e, a partir de hoje, Timor Leste, que oficializou sua entrada no bloco durante a abertura da Cúpula.

A Cimeira de 2025 marca o 10º aniversário da Comunidade da ASEAN. Estão reunidos na Malásia alguns dos principais líderes mundiais, como os presidentes dos Estados Unidos, Brasil e África do Sul; os primeiros-ministros da China, Índia e Canadá e líderes dos países da ASEAN.

Comunicação Integrada | Jornalismo | Tecnologias | Redes Sociais | Geopolítica | África | Inteligência Artificial

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD