Sociedade
Estudantes finalistas da UTANGA surpreendidos com alteração de preço das monografias
São mais de 100 estudantes descontentes com a situação, que esta a deixar muitos finalistas da Universidade Tecnica de Angola (UTANGA) furiosos.
Segundo alguns estudantes daquela instituição do ensino superior, vários são os finalistas que terão sido surpriendidos com um documento que adiava a data de entrega das suas monografias, e exigindo o pagamento nos valores que rondam entre os 250 a 300 mil kwanzas, sob-pena de não puderem ter acesso a defesa no final do curso, sem nenhum esclarecimento plausivel da direção.
A decisão tomada pela direcção daquela Universidade está a gerar protesto por parte dos finalistas, que já têm os seus trabalhos concluídos para defesa e não podem fazer, vendo atrasar-se a conclusão da sua formação académica e o ingresso no mercado de trabalho.
Em entrevista ao Correio da Kianda, os estudantes disseram que já tentaram entrar em contacto com a reitoria, na procura da resposta mas sem sucesso.
Ivan Sampaio finalista do Curso de Direito, mostrou-se descontente e considerou falta de respeito e consideração pelos estudantes por parte da Instituição.
“É muito triste como um assunto tão sério como este é tratado desta da forma, tivemos conhecimento por um documento afixado na secretária da Universidade, por mim, devia ser o departamento de cada faculdade a reunir com os estudantes muito antes da data prevista para a entrega da monografia”, eles fizeram sair o documento quando muito de nós já tinha o projecto de fim de Curso em mão, de lá para cá não disseram mas nada” Lamentou.
Já Herlander Coimbra finalista do Curso Contabilidade, disse que foi surpriendido com o despacho, uma vez que no princípio do ano, tiveram um encontro com o decano da Instituição e não lhes foi adiantado nada.
”No princípio deste ano o decano da Universidade convocou uma reunião com os estudantes da Faculdades de Ciências Económicas, para informar sobre o processo de eleboração e apresentação das monografias, informou que devia decorrer nas datas normais, e não falou sobre a possibilidade de pagarmos os tutores, agora nos surpriendem com esta informação? 300 mil kwanzas porquê? Se o suposto é o estudante pagar 100 mil kwanzas , Questionou”
“Na vertente da planificação pessoal estava tudo programado para até final de Agosto defender, na prespectiva de Novembro ou Dezembro receber o meu diplóma, e o próximo ano fazer o mestrado, com essa alteração vou adiar o meu sonho porquê o valor que estão a cobrar, com a minha renda mensal não vai dar para defender este ano,frisou” Outra estudante de Curso de Engenharia Informatica, Jacira Manuel.
Segundo o Vice Reitor da Universidade Francisco Fernando, a situação que o país atravessa fez com que a direcção fizesse algumas alterações, porque, nesse momento a Instituição está sem condições financeiras para pagar os tutores.
“Nos anos anteriores a UTANGA é que suportava o pagamento da monografias aos tutores, uma folha de salário que chegava à 100 milhões de kwanzas, que tem um défice e na recadação, e as exigências com os cargos finaceiros, trabalhistas, os encargos de pagamentos de impostos etc, estes fizeram com que a instituição não tivesse mais condições para continuar a pagar os tutores, , não tem muita margem alterar as propinas para puder ter uma folga e manter a instituição, como é que séria? se o Ministério do Ensino Superior não permite a alteração da monografia, onde é que a gente vai tirar tanto dinheiro? o problema é a conjuntura que vivemos”justificou.
O responsavél admitiu que foi uma decisão tomada em cima do tempo, porque nota que alguns estudantes já têm os seus projectos concluído, justificando que houve uma alteração na data de entrega das monografias para que os estudantes pudessem ter tempo de reunir as condições exigidas.
“Nesse momento, nem todos têm condições de até abril pagar os tutores, daí a alteração da data de entrega dos projectos, em nenhum momento nos ocorreu prejudicar os nossos próprios estudantes”, soblinhou.
De acordo com o Vice Reitor o estudante que reunir todas as condições até ao dia 31 de julho, estará abilitado para fazer a sua defesa de final do Curso, que estão marcadas para os meses de Agosto e Setembro.