Sociedade
Especialista pede revisão urgente das políticas ambientais do país
O ambientalista Rafael Lucas disse esta sexta-feira, à Rádio Correio da Kianda, que os vários desafios ambientais que Angola enfrenta, com destaque para gestão de resíduos, não apresentaram grandes avanços nos últimos anos, pelo que apela a revisão urgente das políticas ambientais no país.
O especialista, que falou por ocasião do Dia Nacional do Ambiente, assinalado a 31 de Janeiro, fez saber que o lixo constitui-se num dos principais problemas em matérias do ambiente e de governação local.
O mesmo considera ainda o reforço na consciencialização da sociedade para o impacto dos resíduos no meio ambiente como forma de resolver a problemática do descarte inadequado do lixo nas diversas províncias do país.
Dentre os vários impactos do descarte inadequado do lixo, ressaltam-se a contaminação das diversas fontes de água, degradação das espécies vegetais, contaminação dos solos e diminuição da biodiversidade.
O Dia Nacional do Ambiente é comemorado em 31 de Janeiro, esta data que marca a primeira Semana de Conservação da Natureza, realizada em 1976 em Angola.
