Sociedade
Especialista defende reforço da fiscalização do trânsito para travar acidentes no país
O instrutor de condução, Chambala Caita, defendeu a necessidade de reforço das medidas de fiscalização do trânsito, para reduzir o número de acidentes e consequentes mortes registadas nas estradas do país.
O posicionamento surge em consequência do acidente desta segunda-feira, ocorrido no município do Sacomar, província do Namibe, que vitimou mortalmente cinco pessoas, quando outras sete ficaram feridas.
O sinistro envolveu um caminhão e uma viatura de transporte colectivo de passageiros, de acordo com Departamento de Trânsito e Segurança Rodoviária do Namibe, que apontou como causas aprováveis do acidente a falha mecânica e o excesso de velocidade.
Na sua reacção sobre o assunto, Chambala Caita, falou com especial atenção da necessidade de melhorar a formação para condutores de transportes colectivos de passageiros.
“Estamos a ver que algumas empresas de transporte colectivo de passageiros estão envolvidas em acidentes. A formação para condutores de transporte colectivo de passageiros está lá específica no artigo 125 do Código de Estrada. Então quem vai fiscalizar as medidas do Código de Estrada”, disse.
O especialista em condução questiona a implementação das normas previstas pelo Código de Estrada nas diferentes latitudes do país e levanta a falta de vontade como base da questão.
Chambala Caita, diz que somente com a fiscalização no cumprimento das normas de trânsito, poderá ser observada uma redução significativa da sinistralidade rodoviária em Angola.
Repare que só este ano, 35 pessoas perderam a vida nas estradas do Namibe, em consequência dos 174 acidentes de aviação registados.