Economia
Empresários norte-americanos manifestam interesse em investir em Benguela
Os sectores da agricultura, pescas, indústria transformadora e turismo foram identificados por um grupo de investidores norte-americanos como de grande interesse para se investir na província de Benguela.
O grupo de investidores encontra-se naquela província, com o objectivo de fazer um levantamento sobre as caraterísticas do mercado local.
Segundo o Assessor da Empresa Mankize, Mario Cris, os investidores estarão no país durante oito semanas e farão um diagnóstico na província para identificar áreas de investimento nas áreas citadas anteriormente.
“O trabalho em si é identificar, fazer um diagnóstico prévio de um conjunto de projectos e organizá-los de forma a que o governo possa prepará-los e fazer o que nós chamamos de atração de investimento directo estrangeiro. São os cinco grandes pilares deste trabalho, nós não vamos investir, vamos procurar os investidores, vamos estudar as oportunidades que possam levar investidores a interessar-se a vir para Benguela”, disse.
A iniciativa foi enaltecida pelo Presidente da Aliança Empresarial de Benguela, Adérito Área, olhando para o potencial da província.
“Neste momento, o governador criou as condições para que haja um grande plano de desenvolvimento da província de Benguela, onde analisamos vários pontos de desenvolvimento que a província pode ter”, avançou.
O Governador da Província da Benguela, Manuel Nunes Junior, disse ainda que a parceria é estratégica e vem criar empregos e trazer mais qualidade de vida dos cidadãos.
Lembrou que Benguela é um centro económico importante e para que atinja níveis mais elevados precisa de uma estruturação dos investimentos a serem feitos nos sectores da indústria, agricultura e turismo e pescas.