Economia
Directores-gerais em Angola chegam a ganhar 17 milhões Kz por mês, revela relatório

O Relatório do Emprego em Angola 2024, elaborado pelo Centro de Investigação Económica da Universidade Lusíada (Cinvestec), divulgado esta segunda-feira, 22, indica que os salários mais altos do país chegam aos 17 milhões de kwanzas mensais, atribuídos a directores-gerais, enquanto os mais baixos, de motoristas, rondam os 100 mil kwanzas.
O estudo, com base em dados recolhidos entre 2020 e Junho de 2024 através da plataforma de emprego Jobartis, mostra que a diferença entre as remunerações mais elevadas e as mais baixas atinge 340 vezes.
Além dos directores-gerais, também directores de áreas específicas, advogados seniores e engenheiros seniores figuram entre as profissões mais bem pagas, com salários na ordem dos milhões de kwanzas. Já o pessoal de limpeza e de segurança recebe, em média, entre 131 mil e 140 mil kwanzas.
O documento destaca ainda as dificuldades das micro e pequenas empresas em pagar salários competitivos, apesar de criarem parte significativa dos postos de trabalho.
Mais de 50% das empresas inquiridas disseram ter intenção de recrutar mais trabalhadores, sobretudo de menor dimensão, mas o impacto é considerado insuficiente para alterar o défice de emprego.