Ligar-se a nós

Sociedade

Detidos dois cidadãos russos por associação criminosa e financiamento ao terrorismo

Publicado

em

Na sequência da detenção de três cidadãos nacionais, incluindo o jornalista da Televisão Pública de Angola (TPA), Emiliano Carlos Tomé, foram detidos esta quinta-feira, 07, dois cidadãos estrangeiros, de nacionalidade supostamente russa, identificados por Ígor Racthin, mais conhecido por Ígor, 38 anos, e Lev Lakshtanov, mais conhecido por Lev, este de 64 anos.

Se acordo com o comunicado do Serviço de Investigação Criminal (SIC) há fortes indícios de que os mesmos estejam implicados na prática dos crimes de Associação Criminosa, Falsificação de Documentos, Terrorismo e Financiamento ao Terrorismo, consubstanciado no recrutamento e financiamento de cidadãos nacionais para produção de matérias de propaganda e difusão de informações falsas nas redes sociais, promoção de manifestações e pilhagem.

Referir que a detenção destes, decorre de uma aturada investigação em curso, que detectou que estes indivíduos estão ligados a organizações criminosas internacionais, que actuam em África e se dedicam a produção de estratégias de campanhas de desinformação e propaganda nas redes sociais nos países em fase de pré-campanhas ou mesmo em campanhas eleitorais, legislativas ou presidenciais, para mudança de regimes legalmente estabelecidos, através da alteração da ordem.

O SIC determinou a participação directa destes na Associação Criminosa com os nacionais, já detidos, sendo possível em sede da micro-operação realizada apreender diversos meios de prova, tais como: computadores de diversas marcas, cartões de memória, disco rígido externa, pendrives, vários telemóveis, cartões SIM, diversos documentos e recibos de transferências financeiras para prática da actividade criminosa.

Foram também apreendidos valores monetários em dólares norte-americanos, kwanzas e rublo, moeda russa.

Detido jornalista da TPA por instigação à desordem através de plataformas digitais

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD