Sociedade
Detido Presidente da Associação Nacional dos Taxistas uma semana após detenção de vice

O Presidente da Associação Nacional dos Taxistas, Francisco Paciente, foi detido esta sexta-feira, 08, em Luanda, uma semana após a detenção do Vice-Presidente da ANATA, Luciano Katimba.
A informação foi avançada a instantes pelo Presidente do Movimento dos Estudantes Angolanos (MEA), Francisco Teixeira, sem, entretanto, avançar mais detalhes.
De recordar que esta quinta-feira, 07, o Procurador-Geral da República disse que o vice-presidente da ANATA já foi presente a um juiz de garantias e deve ser respeitada a decisão judicial.
Em causa está a detenção do vice-presidente da ANATA, Luciano Katimba, há uma semana, na província de Benguela, sendo posteriormente transferido para a capital angolana, Luanda.
O Procurador-Geral da República de Angola, Hélder Pitta Gróz, disse que Luciano Katimba foi conduzido ao juiz de garantias, quarta-feira, que decidiu sobre a detenção.
E o advogado Jovete Domingos, disse que a detenção do seu constituinte ocorreu sem mandado, não existindo neste momento razões formais que a justifiquem e disse também que o mesmo já foi retirado da cela de castigo.
O causídico, disse que essa acção poderá suceder ao recurso do Tribunal pPovincial de Luanda, mas pediu a sociedade a serenidade e acreditar que a qualquer momento, Luciano Katimba, será colocado em liberdade.
Lembrar que Rodrigo Luciano Katimba foi detido no dia 31 de Julho, em Benguela, três dias após os protestos e tumultos registados em várias províncias angolanas, na sequência da greve decretada pelos taxistas convocada pela Anata, que resultou em 30 mortos, mais de duas centenas de feridos e mais de 1.500 detenções, segundo dados das autoridades angolanas.
O Serviço Investigação Criminal (SIC) anunciou, na ocasião, que Katimba foi detido por suspeitas de incitação à violência, apologia de crime, rebelião e terrorismo.