Ligar-se a nós

Politica

Deputados aprovam lei sobre registo oficioso. MPLA vota a favor e oposição opta por abstenção

Publicado

em

Os deputados a Assembleia Nacional votaram na especialidade as propostas do Executivo e da UNITA, sobre alteração do registo eleitoral oficioso.

O relator da Proposta de Lei de Alteração da Lei do Registo Eleitoral Oficioso, enalteceu o esforço e espírito de missão dos líderes das bancadas parlamentares no alcance de consenso, bem como dos representantes do Executivo, com destaque para o Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República.

Milonga Bernardo, disse que só uma norma que teve dois sentidos de voto, um favorável e outro abstenção. O ponto que causou a discórdia entre os deputados do MPLA e da UNITA tem a ver com o registo eleitoral oficioso.

O também deputado disse que arranca esta quinta-feira, 07, a discussão da composição da CNE de iniciativa da UNITA e a proposta orgânica da composição da CNE, de iniciativa do Executivo.

Já, o Secretário de Estado para as Autarquias Locais, Fernando da Paixão André Manuel, esclareceu que a mesma máquina que imprimia o cartão de eleitor passará a imprimir o Bilhete de Identidade.

O governante disse ainda que a oficiosidade do registo implica uma actualização da base de dados de cidadãos maiores, e é o Ministério da Justiça que competência de declarar a morte.

Os trabalhos dos parlamentares continuam amanhã nas Comissões de Especializadas, no âmbito do Pacote Legislativo Eleitoral.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD