Mundo
“Combate à mudança do clima deve estar no centro das decisões de cada governo”, diz Lula
O presidente brasileiro, Lula da Silva, avisou hoje os líderes mundiais que chegou “o momento de levar a sério os alertas da ciência” e mostrar coragem no combate às alterações climáticas.
“É hora de encarar a realidade e decidir se teremos ou não a coragem e a determinação necessárias para transformá-la”, sublinhou o chefe de Estado brasileiro, na sessão plenária da Cimeira do Clima, que antecede a Conferência das Nações Unidas para o Clima (COP30), na cidade amazónica brasileira de Belém.
Falando logo depois do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, Lula da Silva frisou que “o combate à mudança do clima deve estar no centro das decisões de cada governo, de cada empresa, de cada pessoa”.
Num discurso no qual defendeu o multilateralismo, o presidente brasileiro criticou o facto de “forças extremistas” fabricarem mentiras “para obter ganhos eleitorais” e aprisionarem “as gerações futuras a um modelo ultrapassado que perpetua disparidades sociais e económicos e a degradação ambiental”.
“A mudança do clima é resultado das mesmas dinâmicas que, ao longo de séculos, fracturaram nossas sociedades entre ricos e pobres e cindiram o mundo entre países desenvolvidos e em desenvolvimento”, afirmou.
