África
Chineses financiam estrada de alto padrão na Guiné Bissau
A estrada Safim, na zona costeira da África Ocidental da Guiné-Bissau, está agora a ser considerada de mais alto nível naquele país. Tem 8,2 quilómetros de extensão e foi construída conforme os padrões das estradas principais urbanas da China, com uma velocidade máxima projectada de 60 quilômetros por hora.
A obra financiada pelo governo chinês e construída por empresas chinesas, para além de reduzir o tempo de transporte entre Safim e o aeroporto de cerca de 30 minutos para 8 minutos, trouxe também para os jovens, que figuraram a lista de trabalhadores da obra, aprendizagem sobre tecnologia chinesa, desde o início da construção da estrada, fazendo com que os mesmos passassem de comerciantes ambulantes a trabalhadores, destacou a Xinhua.
“O projecto mudou a aparência da capital, Bissau, fornecendo uma garantia sólida para um tráfego rodoviário eficiente e ajudando a promover o desenvolvimento económico e social local, além de elevar o padrão de vida do povo, disse, o presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, durante a cerimónia de entrega, realçando que o seu país debate-se há algum tempo com infra-estruturas precárias.