Mundo
Chefe militar da Líbia morre em queda de avião após descolagem em Ancara
O chefe militar da Líbia, general Muhammad Ali Ahmad al-Haddad, morreu esta terça-feira, 23, na sequência da queda de um jacto privado pouco depois da descolagem do aeroporto de Ancara, na Turquia. No acidente perderam igualmente a vida outros quatro oficiais e membros da delegação líbia.
De acordo com as autoridades líbias, o sinistro terá sido provocado por uma avaria técnica na aeronave. A delegação regressava ao país após uma visita oficial à capital turca, onde participou em reuniões de alto nível no domínio da Defesa.
A morte do general al-Haddad foi confirmada pelo primeiro-ministro líbio, Abdul-Hamid Dbeibah, que classificou o ocorrido como um “acidente trágico” e uma “grande perda” para o país. O oficial era o principal comandante militar no oeste da Líbia e uma das figuras-chave nos esforços de reunificação das forças armadas, num contexto de profundas divisões institucionais.
No mesmo acidente faleceram o comandante das forças terrestres, general Al-Fitouri Ghraibil, o brigadeiro-general Mahmoud Al-Qatawi, responsável pela indústria militar, Mohammed Al-Asawi Diab, assessor do chefe do Estado-Maior, e Mohammed Omar Ahmed Mahjoub, fotógrafo militar.
