África
Qatar anuncia nova ronda de negociações entre RDC e M23

Foi compartilhado com governo da República Democrática do Congo (RDC) e os rebeldes do M23, um projecto de acordo para acabar com os combates no leste daquele país vizinho.
A informação de acordo com a imprensa local, foi avançada este domingo, por uma autoridade do Catar.
A fonte envolvida nos esforços de mediação disse que “reconhece os desafios no terreno e espera que possam ser superados prontamente por meio do diálogo e do compromisso genuíno”.
Acrescentou ainda que o Catar está “actualmente sediando uma importante sessão de negociações em Doha com o objectivo de acompanhar a implementação da declaração e finalizar um acordo.
A notícia chega antes do prazo de 18 de Agosto, acordado no mês passado entre Kinshasa e o grupo rebelde apoiado por Ruanda, para chegar a um acordo de paz.
O roteiro da Declaração de Princípios assinada em 19 de Julho no Catar previa que as negociações começassem em 8 de Agosto, com um acordo final alcançado na segunda-feira.
O grupo armado M23, desde que voltou a pegar em armas no final de 2021, apreendeu faixas de terra no leste da RDC com o apoio de Ruanda, desencadeando uma crise humanitária em espiral.