África
Camarões: populares protegem residência do líder da oposição antes dos resultados oficiais de eleições

Depois das eleições presidenciais no dia 12 de Outubro, ambos os partidos reivindicaram a vitória, apesar dos resultados oficiais não serem esperados por mais uma semana.
Na cidade portuária de Garoua, no norte de Camarões, partidários do líder da oposição Issa Tchiroma Bakary estão a vigiar do lado de fora da casa do ex-ministro, temendo que o governo do presidente Paul Biya possa ordenar a sua prisão.
Jovens camaroneses, homens e mulheres, concordaram em proteger dia e noite no pátio da casa de Issa Tchiroma Bakary em Garoua, armados com ripas e porretes. Eles estão lá para proteger o líder da oposição da prisão depois que ele contestou o resultado da eleição de domingo.
Os habitantes de Garoua se organizaram para que um grupo possa vigiar à noite e outro durante o dia. Também estão a pedir que o presidente Biya, de 92 anos, renuncie após 43 anos no poder.
“Os camaroneses estão a sofrer”, disse Moussa Iya Mohaman Adama, morador de Garoua.
“Se você vê os jovens por aí, você tem que entender que estamos cansados. Somos graduados e não temos trabalho. Precisamos mudar o país. Queremos mudanças de norte a sul, de leste a oeste. Não queremos guerra. Desculpe, Papa Biya, você tem que entregar o poder ao povo”, completou.