Mundo
Brasil: MP pede condenação de Bolsonaro por golpe de Estado

O procurador-geral do Brasil pediu a condenação do ex-Presidente Jair Bolsonaro e de sete antigos colaboradores por tentativa de golpe de Estado contra o actual Presidente, Lula da Silva.
O documento, divulgado pelo Ministério Público Federal, pede a condenação dos acusados por crimes como organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.
Bolsonaro e os outros arguidos, incluindo ex-ministros do seu Governo e militares de alta patente, enfrentam uma possível pena entre 12 e 40 anos de prisão.
O procurador-geral “ressaltou que a acusação baseou-se em amplo conjunto probatório como manuscritos, arquivos digitais, trocas de mensagens e planos que revelam a trama conspiratória contra as instituições democráticas”.
Na mesma nota, o Ministério Público frisou que os depoimentos “ao longo do julgamento evidenciaram envolvimento dos denunciados em uma organização criminosa com o objectivo de impedir o funcionamento dos poderes da República e depor um governo legitimamente eleito, além da depredação de prédios públicos”.