Ligar-se a nós

Politica

Bloco Democrático poderá eleger mais deputados fora da FPU em 2027, afirma Kuvinga

Publicado

em

O Bloco Democrático está confiante que em caso de concorrer a solo nas eleições de 2027, poderá ter maior número de deputados do que os actuais cinco parlamentares que conseguiu no âmbito da Frente Patriótica Unida, de que elegeu os seus representantes pela bancada da UNITA.

A afirmação é do Coordenador da V Convenção daquela força política, Zeferino Kuvingua. O político disse ainda que o seu partido tem estado a encetar contactos com outras forças políticas para uma coligação formal.

Sobre o conclave, que terá lugar de 29 a 31 de Agosto do ano em curso, Zeferino Kuvingua, disse que o regulamento estabelece algumas limitações aos candidatos de não buscar patrocínio, que belisque os valores do Bloco Democrático.

Zeferino, avançou ainda que o partido só tem um único candidato à liderança do BD, Filomeno Vieira Lopes, que concorre à sua própria sucessão, entretanto, haverá duplas candidaturas aos cargos de vice-presidente, de que concorrem Nelson Pestana Bonavena e Américo Vaz, secretário-geral, Muata Sebastião e Benjamim Bunga, enquanto, o jurista Simão Afonso mais outros dois concorrem ao cargo de secretário nacional do Conselho Fiscal e Jurisdicional.

Sobre o assunto, o politólogo, Rui Kandove, disse que esperava-se que houvesse mais que uma candidatura, mas enalteceu a liderança de Filomeno Vieira Lopes, por ter conseguido eleger cinco deputados pela bancada da UNITA, mas espera que o BD se firme a solo para medir a sua real força em sede da competição política.

Kandove, entende que a reeleição de Filomeno Vieira Lopes, por ser o único candidato, é fruto de consenso e a sua integridade, queira interna e fora do partido, como é o caso da Frente Patriótica Unida.

Recorde que o BD vai realizar a sua V Convenção nacional nos dias 29, 30 e 31 de Agosto do ano em curso.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD