Ligar-se a nós

Politica

Autorizados mais de 33 milhões de euros para contratação de professores cubanos

Publicado

em

Foi autorizado pelo Presidente João Lourenço, uma despesa de pelo menos 33,2 milhões de euros, para a contratação, por ajuste directo, de professores cubanos para os cursos de medicina e de ciências da saúde das universidades públicas do país.

De acordo com o Despacho Presidencial nº 288/25, publicado na Iª Série do Diário da República, de 20 de Outubro de 2025, a que a Rádio Correio da Kianda teve acesso, o Chefe de Estado delega ao ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, a competência e faculdade de subdelegar, para a prática dos actos decisórios e de aprovação tutelar, bem como para verificação da validade legalidade de todos os actos praticados no âmbito destas contratações simplificadas, incluindo a celebração e a assinatura dos contratos.

Com esta medida, o Governo angolano volta, assim, a recorrer ao acordo de cooperação com Cuba, no domínio do ensino superior e formação de quadros para autorizar a despesa para os contratos de aquisição de serviços de docência por especialistas de nacionalidades cubanas em instituições públicas de ensino superior, que oferecem cursos nas áreas das ciências, engenharia e tecnologias, no valor global de 14,2 milhões de euros.

Esta acção enquadra-se na estratégia do Governo angolano de melhor adequar a formação de medicina e ciências da saúde no país.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD