Ligar-se a nós

Economia

Associação de Bancos garante que saída da VTB África não afecta sistema financeiro angolano

Publicado

em

A saída do mercado nacional, do banco russo, VTB África , não vai afectar o sistema financeiro angolano, pelo facto de se tratar de um banco não sistémico.

A garantia foi dada na última  sexta-feira, 30,  em Luanda, pelo Presidente da Associação dos Bancos comerciais de Angola (ABANC), Mário Nascimento.

Segundo o responsável, o facto de o VTB África ser um banco pequeno, dá garantias de o seu encerramento não impactar de forma negativa sobre o sistema bancário nacional.

Mário Nascimento assegurou que VTB é um banco pequeno, é um banco não sistémico, e que há já algum tempo que não tem participado das operações interbancárias no país, por conta das limitações que vêm sendo impostas por sanções à Rússia, a nível internacional.

Por esta razão,  entende que a sua saída de Angola,  não causará qualquer alteração ao sistema bancário nacional.

Lembrar que,  o encerramento daquele banco de origem russa,  foi anunciado há uma semana pelo Governador do Banco Nacional de Angola, Manuel Tiago Dias, durante a última Conferência de Imprensa sobre as decisões da reunião do Comité de Política Monetária do banco central angolano.

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD