Ligar-se a nós

Sociedade

Angola regista redução significativa do tráfico de drogas, assegura ministro do Interior

Publicado

em

O Ministro do Interior, Manuel Homem, assegurou que Angola registou uma redução significativa dos casos de tráfico de drogas, resultado do reforço da coordenação internacional entre o Serviço de Investigação Criminal (SIC) e a Interpol, que permitiu retirar o país de algumas rotas internacionais do narcotráfico.

Segundo o governante, a cooperação entre os órgãos de defesa e segurança nacionais e as estruturas internacionais tem inibido a utilização dos portos e aeroportos internacionais de Angola como pontos de trânsito de drogas, reforçando o controlo e a fiscalização nas principais fronteiras do país.

Manuel Homem destacou que existe uma articulação cada vez mais eficaz entre o SIC e os demais órgãos do sistema de segurança nacional vocacionados para o combate ao tráfico de estupefacientes, sublinhando que o trabalho desenvolvido tem produzido resultados visíveis.

“Estamos cada vez mais afinados na coordenação entre os diferentes órgãos internos. O Serviço de Investigação Criminal, em colaboração com outras forças do sistema de segurança nacional, está melhor preparado para lidar com estas matérias. Ao mesmo tempo, a cooperação internacional, com a Interpol e outros organismos de segurança, permite uma actuação mais eficaz e desencoraja a utilização de rotas como a de Luanda para o tráfico de drogas. Trata-se de um trabalho contínuo, que não está concluído, e que exige o aperfeiçoamento permanente dos mecanismos de controlo”, afirmou.

O Ministro do Interior realçou ainda que o seu pelouro acompanha de forma detalhada o caso SME, esclarecendo que, após a investigação conduzida pelo SIC, o processo foi remetido ao Ministério Público, passando a partir daí para a esfera da justiça.

“Os processos relacionados com o caso SME foram formalizados e entregues ao Ministério Público. A partir desse momento, trata-se de matéria da justiça. Foram instaurados os processos de investigação, cumpridos os procedimentos legais pelo SIC e, posteriormente, remetidos ao Ministério Público, que deu seguimento às diligências julgadas necessárias”, explicou.

O governante reafirmou o compromisso do Ministério do Interior em continuar a reforçar os mecanismos de prevenção, investigação e cooperação internacional, com vista a garantir maior segurança e proteger o país do contrabando e do tráfico de drogas.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD