Ligar-se a nós

Mundo

Analistas prevêem dificuldades à manutenção da paz na RDC

Publicado

em

O analista político, Eurico Gonçalves, prevê dificuldades pela República Democrática do Congo, no cumprimento do acordo de paz com o Ruanda.

Falando este sábado à Rádio Correio da Kianda, durante o programa Tribuna Livre, o especialista disse que a hiper-configuração dos conflitos da RDC torna o processo de manutenção da paz mais dificultado, o que cedeu espaço para intervenção estrangeira, propriamente dos Estados Unidos da América.

E o jurista David Mendes entende que o acordo de paz entre a RDC e o Ruanda, firmado nos Estados Unidos da América, traduz “alguma esperança para os povos dos dois países”, entretanto, sugere que a efectivação do acordo deve-se também aos interesses específicos das grandes potências sobre o território congolês.

David Mendes, considerou que o facto de a RDC ser um dos países mais ricos do mundo, no que a disposição de minerais raros diz respeito, implica também maior intervenção de forças estrangeiras na manutenção do recente acordo de paz.

O novo acordo de paz assinado entre os presidentes da RDC, Félix Tshisekedi e do Ruanda, Paul Kagame, é entendido por analistas como um reforço do documento rubricado igualmente em Junho deste ano, pelos responsáveis do ministério dos negócios estrangeiros dos dois governos.

A assinatura do Acordo foi testemunhada pelos presidentes de Angola, Burundi, Quénia, Togo e Qatar.

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD