Ligar-se a nós

Politica

Analistas esperam que novo Presidente do Supremo resgate credibilidade do sistema judicial

Publicado

em

O especialista em ciência política, Eurico Gonçalves, disse esta quarta-feira, 05, à Rádio Correio da Kianda, que o poder político e a justiça devem trabalhar em harmonia, destacando igualmente que o novo Juiz Presidente do Tribunal Supremo haja com imparcialidade por formas a inspirar confiança a todos os operadores de justiça e de todos os cidadãos de modo geral.

A reacção do especialista surge por conta da nomeação feita esta quarta-feira, 05, de Norberto Sodré João para o cargo de Juiz Conselheiro Presidente do Tribunal Supremo, sucedendo assim, Joel Leonardo, que renunciou ao cargo no passado mês de Agosto, por razões de saúde.

Eurico Gonçalves disse que a nomeação do novo homem forte do Supremo reforça a função de equilíbrio entre a independência judicial e a cooperação institucional.

“O poder político e a justiça têm uma relação íntima e devem trabalhar com harmonia, e aqui o novo Presidente do Tribunal Supremo é chamado a ser o guardião da imparcialidade, e que cada decisão possa reflectir integridade e equidade, inspirando confiança a toda comunidade judicial e a sociedade na sua inteireza” destacou.

Já o jurista Salvador Freire disse que que o consulado do antigo juiz do Tribunal Supremo Joel Leonardo levou os cidadãos a desacreditar nas instituições judiciais, devido aos supostos comportamentos indecorosos de que esteve envolvido.

Salvador Freire disse por outro lado esperar do novo juiz Norberto Sodré João, um perfil de honestidade, imparcialidade e responsabilidade, por formas a levar o sector da justiça nos melhores caminhos, e tornar o Tribunal Supremo como uma instituição de credibilidade e idoneidade perante a sociedade.

Para o também jurista José Luís Van-Duném, esta nomeação deve servir para dar mais credibilidade ao sistema de justiça em Angola.

As declarações dos especialistas foram feitas aquando de um programa especial informação, emitido na tarde desta quarta-feira, 05, pela Rádio Correio da Kianda.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD