Ligar-se a nós

Politica

Analistas divididos sobre posição de candidatos no boletim de votos da UNITA

Publicado

em

A Comissão Eleitoral do XIV Congresso Ordinário da UNITA determinou, este sábado, 25, mediante sessão de sorteio, o posicionamento dos candidatos no boletim de votos.

Como número um da lista, está Rafael Massanga Savimbi, sendo que o candidato Adalberto Costa Júnior, presidente cessante do partido, e concorrente a sua própria sucessão, está na posição número dois.

Em reacção ao anúncio, o analista político Eurico Gonçalves disse à Rádio Correio da Kianda, que o posicionamento dos candidatos no boletim de votos não pode ser visto como “vantagem” ou “ameaça”, mas como uma oportunidade sublime para unir gerações, ressaltando que “a ordem do boletim é simbólica, mas nunca neutra”.

O académico voltou-se para a sociedade angolana e avançou, igualmente, que a vitória neste processo deve ser, sobretudo institucional, uma vez que o XIV Congresso Ordinário da UNITA define também “a credibilidade, coesão e a postura moral com que o partido chegará ao pleito eleitoral de 2027”.

Por sua vez, o também especialista, politólogo João Mateus, disse que do ponto de vista da psicologia dos números, a vantagem recai para Rafael Massanga Savimbi, pelo facto de que a posição número “1” é comummente associada a posição de liderança, o que pode influenciar votantes, provocando aquilo que chamou de “efeito manada”

Entretanto, o perito reconhece também que a posição “1” de Massanga, no boletim de votos, não é um factor preponderante na corrida ao cadeirão máximo da UNITA, sobretudo, considerando a dimensão e experiência de ACJ, que concorre a sua própria sucessão.

Avança-se a partir da próxima segunda-feira, 27, terá início a campanha eleitoral, etapa descrita como etapa importante para a afirmação da democracia interna do partido, segundo a Comissão Eleitoral.

Adalberto Costa Júnior e Rafael Massanga Savimbi vão disputar a presidência da UNITA, em Novembro próximo, de acordo com a comissão de mandatos do XIV Congresso Ordinário do partido, que aprovou, esta sexta-feira, as candidaturas dos políticos por reunirem todos os requisitos exigidos.

O Congresso está marcado para os dias 28, 29 e 30 de Novembro próximo, em Luanda.

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD