Ligar-se a nós

Sociedade

Ambientalista alerta para impactos do descarte inadequado de sacos plásticos

Publicado

em

Assinala-se esta quinta-feira, o Dia Internacional Sem Sacos Plásticos. A data visa chamar a atenção para a produção e consumo excessivo de sacos plásticos no mundo, e apela à mudança de paradigma que aponta para apenas 2% da população que os recicla.

Por ocasião da efeméride, o ambientalista Rafael Lucas disse hoje a rádio Correio da Kianda, que o descarte inadequado do material tem várias implicações negativas ao meio ambiente, com impactos directos a agricultura, mares e rios, florestas e a própria saúde humana.

Apesar da implementação de programas de redução do uso de sacos plásticos, os efeitos do material são cada vez mais nocivos aos seres vivos.

Como esta falta de resultados específicos, disse o ambientalista, existe a urgente necessidade de uma nova avaliação dos projectos já implementados.

Rafael Lucas considera que Cada um de nós precisa fazer o esforço de preservar o meio-ambiente, devendo a população aprender a substituir os sacos de plásticos por materiais biodegradáveis ou reutilizáveis.

Os sacos de plástico são constituídos por resinas tóxicas oriundas do petróleo e levam cerca de 500 anos a decompor-se.

Os sacos plásticos representam 80% da poluição marinha.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD