Ligar-se a nós

Economia

Alteração do preço da corrida de táxi realizada em momento inoportuno, diz economista

Publicado

em

O economista José Lumbo entende que a alteração do preço da corrida de táxi foi realizada em um momento inoportuno, dada a realidade socioeconómica em que vive a população.

O especialista, que falou esta segunda-feira, 07, à Rádio Correio da Kianda, considerou que o aumento do preço do táxi é um assunto que podia ter sido adiado até o início de 2026, uma vez que, segundo o BNA, é previsto uma redução da taxa de inflação na ordem dos 16%.

Na mesma linha de pensamento, o Presidente da CASA-CE disse este domingo à Rádio Correio da Kianda, que o estado angolano deve estudar os melhores mecanismos para estabilizar os preços dos produtos essenciais nos mercados, dada a recente subida do preço do gasóleo, anunciado na última quinta-feira, pelo Governo, o que provocou o consequente aumento do preço do serviço de táxi.

Manuel Fernandes entende que a medida faz parte da estratégia do Governo no âmbito da arrecadação de receitas para suprir as necessidades públicas, entretanto, considera que a situação retira cada vez o poder de compra do cidadão, defendendo por isso um estudo profundo da regularização de preços.

O político disse ainda que a adopção de medidas para a estabilização monetária e cambial vai ser a via mais eficaz para garantir o acesso da população aos bens e serviços essenciais, incluindo os combustíveis.

Já o especialista em gestão e administração pública, Denílson Duro, disse à Rádio Correio da Kianda, que a alteração do preço do gasóleo já era uma medida prevista, e afirmou que esta subida vai ainda nos próximos dias forçar a alteração dos preços de mais bens e serviços, que dependem do gasóleo para a sua operacionalização.

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD