Sociedade
AIAAN: questões ligadas a segurança condicionam retomada da circulação dos comboios

A retoma da circulação dos comboios regulares de passageiros entre a cidade de Luanda e o Novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN), em Bom Jesus, na província do Icolo e Bengo, fica condicionada à factores de segurança, informou este domingo a empresa Caminhos de Ferro de Luanda EP.
Em comunicado, enviado ao Correio da Kianda, a principal empresa ferroviária do país informa que a circulação dos comboios regulares de passageiros no troço entre a estação do Bungo e o Terminal Ferroviário do Aeroporto Internacional António Agostinho Neto será retomada logo que estejam reunidas todas as condições de segurança necessárias.
“Esta decisão visa garantir a máxima segurança de todos os que circulam junto à linha ferroviária, incluindo pedestres e utilizadores do comboio, assegurando o atravessamento seguro ao longo do traçado”, lê-se.
Entre as intervenções em curso para a prossecução deste objectivo, o CFL destaca a construção de novas passagens pedonais e a reabilitação das existentes, medidas que considera de essenciais para prevenir acidentes e melhorar a fluidez do tráfego ferroviário.
Lembrar que a circulação dos comboios naquele troço foi interrompida em junho deste último, depois do anúncio do adiamento da data para a operacionalização efectiva dos voos no Novo Aeroporto Internacional Dr António Agostinho Neto que arrancaram este domingo.
30 de Setembro seria a data para a retoma dos serviços. Entretanto, esperava-se pelo retorno dos serviços agora com operacionalização efectiva dos voos internacionais no novo aeródromo.