Ligar-se a nós

Sociedade

Especialistas apontam aquecimento global e práticas humanas como causa da escassez de chuvas

Publicado

em

O engenheiro agrónomo Adérito Costa alerta que a agricultura não pode depender exclusivamente da chuva, especialmente face à crescente irregularidade das precipitações.

Segundo Costa, a ausência de chuvas evidencia a necessidade de projectar os cultivos próximos a fontes de água, seja para sistemas de rega ou para a perfuração de furos artesianos, garantindo segurança hídrica e produtividade agrícola.

“O agricultor precisa valorizar a ciência e a tecnologia na gestão da água, evitando depender apenas das chuvas, que se tornam cada vez mais imprevisíveis”, frisou o especialista, acrescentando que terrenos distantes das fontes de água tornam a produção agrícola vulnerável.

Por seu turno, Rafael Lucas, líder da associação Minuto Verde, dedicada à defesa do ambiente, destaca que a seca que atinge quatro províncias não é um fenómeno isolado, mas resultado de fatores climáticos globais e práticas humanas insustentáveis. Segundo Lucas, a principal causa da escassez de chuva é o aquecimento global, provocado pela emissão excessiva de gases com efeito estufa.

O alerta é reforçado pela ADRA, que recentemente pediu intervenção das autoridades governamentais devido à ausência de chuvas em quatro das seis províncias onde a organização está presente, evidenciando a urgência de políticas e estratégias que garantam a resiliência das comunidades e da produção agrícola frente às alterações climáticas.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD