Ligar-se a nós

África

RDC: populares relatam novos ataques do M23 do Leste do país

Publicado

em

Continuam relatos de ataques das forças atribuídos ao M23, no Leste da República Democrática do Congo (RDC), mesmo depois de terem sido dadas garantias de paz entre Kinshasa e Kigali (Ruanda).

O caso mais recente ocorreu na cidade e Uvira última sexta-feira, quando segundo a Africanews, populares relataram terem ouvido trocas de tiros entre as tropas congolesas e o M23, apoiado pelo Ruanda, num confronto directo.

A República Democrática do Congo acusa o país vizinho de estar a reagrupar o movimento rebelde M23, nas Colinas, pelo facto de após o anúncio da retirada de Uvira, a cidade continuara a registar presença da tropa rebelde, alguns dos quais a paisana, ao passo que os demais, fardados.

Na madrugada da sexta-feira, forças armadas congolesas teriam usado drones para atacar barcos rebeldes no porto de Kalundu, no Lago Tanganica, segundo forças de segurança locais.

Moradores também relataram ter ouvido tiros trocados entre forças pró-Kinshasa e combatentes do M23 no início desta semana.

O M23 tomou as cidades do sul de Kivu, Goma e Bukavu, ao longo da fronteira com o Burundi, no início do ano.

A sua ofensiva em Uvira em 10 de dezembro forçou dezenas de milhares de pessoas a fugirem pela fronteira para Burundi, sobrecarregando sua capacidade, segundo a agência das Nações Unidas para refugiados, ACNUR.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD