Ligar-se a nós

África

Cúpula do G20: líderes mundiais começam a aterrar na África do Sul

Publicado

em

Os líderes mundiais começaram a aterrar esta sexta-feira, 21, na África do Sul, para a cúpula de líderes do G20, a decorrer neste fim de semana em Johanesburgo – a primeira a ser realizada no continente africano.

Já se encontram em território sul-africano o Presidente do Brasil, Lula da Silva, a Primeira-Ministra da Itália, Giorgia Meloni, o presidente do Conselho Europeu, António Costa, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, dentre outros que continuam a chegar.

Em conferência de imprensa realizada ontem, o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, que havia dito que os Estados Unidos da América boicotariam o evento, informou que agora, os EUA deverão comparecer, sem confirmar se Donald Trump estará presente no encontro, que reúne representantes das maiores economias do mundo e deve tratar de temas como economia global, mudança do clima, transição energética e minerais críticos.

Por sua vez, o presidente do Conselho Europeu, António Costa, que após a cúpula seguirá para Luanda a fim de participar na Cimeira União Africana-União Europeia, destacou a colaboração do continente com a UE.

“A África é um parceiro estratégico. Vivemos tempos desafiadores, com guerras nos dois continentes, e a Europa tem uma mensagem simples: somos um parceiro previsível e confiável, estamos aqui para trabalhar juntos, ninguém pode enfrentar os desafios globais sozinho”, defendeu, citado pela imprensa internacional.

Estão previstas para decorrer no G20 três reuniões temáticas sobre crescimento económico sustentável, clima e risco de desastres, além de debates sobre Inteligência Artificial, trabalho e a cadeia de minerais estratégicos.

Espera-se ainda que o encontro produza uma Declaração de Líderes. Apesar da incerteza da presença dos Estados Unidos e da sinalização anterior de que o país não vai apoiar o documento, a África do Sul defende a manutenção da declaração, e tem o apoio do Brasil.

De Johanesburgo, o presidente brasileiro segue para Moçambique, para uma visita de Estado ao presidente Daniel Chapo, com a previsão de assinatura de vários acordos em áreas como saúde, educação e agricultura.

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD