Ligar-se a nós

Partidos Politicos

“A história de Angola deve ser contada na íntegra e com verdade” – UNITA

Publicado

em

“A UNITA considera que a história de Angola deve ser contada na íntegra e com verdade”. A afirmação consta num comunicado do maior partido da oposição no país, enviado ao Correio da Kianda.

“O processo de libertação nacional foi uma epopeia histórica, construída por vários movimentos, líderes e milhares de combatentes anónimos. Negar esse legado plural é perpectuar a divisão e a injustiça histórica”, lê-se na nota que insta, igualmente, a necessidade de reconhecimento dos três signatários do Acordo de Alvor:

É necessário que haja “um reconhecimento genuíno e equitativo dos verdadeiros Pais da Independência de Angola — Álvaro Holden Roberto e Jonas Malheiro Savimbi – no mesmo patamar com António Agostinho Neto, enquanto signatários do Acordo do Alvor. Pois, é graças às suas lideranças que foi possível a libertação do nosso país do jugo colonial”.

Para a direcção da UNITA, a independência política de Angola “só será plena quando for acompanhada da libertação social e económica”.

“Só será plena quando cada angolano puder viver com dignidade, participar livremente na construção do seu destino e ser reconhecido o seu contributo para a edificação da nação”, descreve a nota.

Por fim, os dirigentes do galo negro, exortam “exortam todos os angolanos, sem distinção, a olhar para o futuro com sentido de responsabilidade e comprometimento patriótico”.

“É tempo de reconciliarmos o país com a sua própria história, de resgatar os valores da verdade, da justiça e da fraternidade e de colocar o cidadão no centro das políticas públicas”, refere a nota.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD