Economia
“Turismo é o sector com maior empregabilidade de profissionais com formação média e superior no país”
O sector do Turismo em Angola tem os olhos postos no empreendedorismo e na formação de quadros, destacando-se como o que maior emprega profissionais com formação média e superior no país.
A fim de manter e reforçar esta tendência e assegurar que mais jovens tenham acesso ao mercado de trabalho, foi assinado um memorando de entendimento entre o Ministério do Turismo e várias instituições de ensino superior.
O documento espelha o objectivo de promover a formação qualificada e aumentar os níveis de empregabilidade no sector.
O Ministro do Turismo, Márcio Daniel, frisou que o futuro do sector turístico depende também da colaboração das universidades e de mais instituições de ensino a fim de integrar mais jovens no mercado formal.
“Gostávamos também de mencionar que o Ministério do Turismo vai trabalhar muito de perto com o Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, que tem pensado e estruturado o fundo da empregabilidade, um mecanismo que o executivo aprovou e que visa, através do financiamento de pequenas iniciativas, promover o empreendedorismo, e por via disso também diminuir o desemprego. Portanto, temos a massa cinzenta, temos a política definida e teremos também obviamente os recursos necessários para materializar essas missões”, disse.
O Diretor do Gabinete de Apoio ao Turista Formação e Empreendedorismo, Afonso Vita, avançou que o acordo visa beneficiar jovens empreendedores e profissionais do sector abrindo novas oportunidade de inserção no mercado.
“O acordo, que acabamos de presenciar a sua assinatura, vai sim beneficiar jovens porque o turismo é o sector que mais emprega e o turismo tem emprego para todos, quadros com alta formação e quadros com baixa formação, este acordo vai nos facilitar a dinamizar o sector, vai facilitar a melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados e é extremamente importante para o turismo em Angola”, frisou.