Politica
CEAST convida Presidente da República a participar no Congresso Nacional da Reconciliação
O presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), convidou esta quarta-feira, 01, o Presidente da República, João Lourenço, a participar do Congresso Nacional da Reconciliação, a ter lugar em Luanda, na primeira semana de Novembro próximo.
De acordo com Dom José Manuel Imbamba, que fez o convite ao Chefe de Estado durante a audiência concedida no Palácio Presidencial à Cidade Alta, o evento de âmbito nacional, visa promover um novo espírito de convivência cívica, política e social entre os angolanos.
O prelado católico afirmou ainda em declarações à imprensa, que o congresso pretende reunir cerca de 500 participantes, incluindo representantes de diversas confissões religiosas, organizações da sociedade civil, partidos políticos e cidadãos de diferentes quadrantes sociais.
Dom José Manuel Imbamba sublinhou que a reconciliação é essencial para a cura das “muitas feridas ainda abertas”, na sociedade angolana e que este evento pretende ser um exercício de exorcismo colectivo, capaz de transformar a linguagem política e social do país.
O congresso vai encerrar com um culto ecuménico, reforçando o carácter plural e participativo da iniciativa, que conta com o apoio institucional do Presidente da República, João Lourenço, conforme revelado pela CEAST.