Economia
“Sala de visitas de Angola” acolhe congresso dos portos lusófonos para abordar sustentabilidade e economia azul

A cidade do Lobito, conhecida como a sala de visitas de Angola, vai acolher de 2 a 4 de Outubro próximo, o XVI congresso da Associação dos Portos de Língua Portuguesa, para serem debatidos temas ligados a sustentabilidade portuária e economia azul.
A decorrer no salão nobre da Administração municipal do Lobito, o evento vai contar com as presenças do Ministro dos Transportes de Angola, Ricardo D´Abreu, dos presidentes das Associações dos Portos de Angola e de Portugal, Nazareth Neto, João Pedro Neves, respectivamente, bem como de Celso Rosa, do Porto do Lobito e do governador de Benguela, Manuel Nunes Júnior.
Em três painéis, os congressistas vão debater vários temas ligados a vida dos portos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
No primeiro painel, sustentabilidade no coração da gestão portuária, o director do gabinete de estudos, Planeamento e estatística do Ministério dos Transportes de Angola, Lenine Narciso, vai apresentar a estratégia nacional de sustentabilidade dos Portos de Angola.
De Cabo Verde, Irineu Camacho, da Empresa Nacional de Portos (ENAPOR), vai debruçar-se sobre a Transformação dos Portos de Cabo Verde – Rumo a Infraestruturas Verdes, Inteligentes e Resilientes, ao passo que o Presidente da Associação de Portos de Portugal, João Pedro Neves, vai abordar o tema Sustentabilidade Portuária – Desenvolvimento nos Portos Portugueses.
O segundo painel, conectividade e investimentos em infraestruturas, Fabrício Julião, da Brasil Export, vai apresentar novos Projetos de Desenvolvimento Portuário e Logístico Brasileiro: Reforço da Conectividade Europa – América do Sul, seguido de Agostinho Langa do CFM, para falar dos Portos de Moçambique. O último tema a ser abordado neste painel, será o CEO da Lobito Atlantic Railway, Nicola Fournier, vai centrar-se no contributos do projecto do Corredor do Lobito para a diversificação da economia angolana.
O papel dos portos na promoção da economia azul será o terceiro painel do congresso, onde Ruben Eiras do Fórum Oceano, da Associação da Economia do Mar de Portugal terá a sua intervenção centrada na abordagem do tema Portos como portas abertas para o desenvolvimento da economia do mar.
O Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental de Portugal (CIIMAR) estará representada nas Contribuições do CIIMAR para a Economia Azul e Inovação Portuária Sustentável, ao passo que o tema “portos: sustentabilidade e a economia do Mar, vai debruçado por raquel Kibrit da Associação Internacional de Desenvolvimento Portuário.