Sociedade
Mototaxistas em Viana denunciam cobranças ilícitas de agentes da Polícia Nacional
Mototaxistas que circulam em diferentes vias do município de Viana, em Luanda, denunciaram à Rádio Correio da Kianda práticas consideradas abusivas por parte de alguns agentes da Polícia Nacional. Segundo relataram, mesmo reunindo os requisitos necessários para o exercício da actividade, acabam frequentemente confrontados com cobranças monetárias injustificadas.
Os profissionais afirmaram que esta situação tem afectado o rendimento diário e cria um clima de insegurança no exercício da actividade.
O jurista Alberto Quexinacho reprova a actuação e considera que tais práticas resultam, em grande medida, da falta de literacia jurídica, tanto por parte de alguns agentes policiais como da própria população.
“Enquanto não houver uma educação jurídica sólida, continuaremos a assistir a situações em que direitos e deveres são desrespeitados, seja por desconhecimento ou por abuso de autoridade”, sublinhou o especialista.
A actividade de mototaxi continua a ser um dos principais meios de transporte informal em Viana, garantindo mobilidade a milhares de cidadãos, mas enfrenta desafios relacionados com regulamentação, segurança e fiscalização.